Hoje vamos te contar tudo sobre Itaúnas, no Espírito Santo. Foi nossa primeira parada morando dentro de uma kombihome com uma vira lata caramelo.
Bem vindo a Itaúnas, onde dunas douradas encontram o mar sereno, e a cultura pulsante envolve cada esquina. Embarque com a gente em uma jornada pela encantadora Vila de Itaúnas.
Saímos de Uberlândia e fomos rumo a Itaúnas, onde andamos praticamente 1.300km em 3 dias. As duas noites paramos em postos de combustivel para dormirmos.
Escolhemos ser nosso primeiro destino, porque a Vila tem muito significado para nós. Primeiro por ser linda e encantadora, e segundo por ser a capital do forró pé de serra (pra você que não sabe, eu e o Dani nos conhecemos no forró, ele tocando sanfona e eu dançando).
Sobre a Vila
Itaúnas tem seu charme e sua beleza única, com um pôr do sol de tirar o fôlego, com ruas ainda de terra, sem semáforos e sem faixa de pedestres. E falando em pedestres, por lá, eles tem sempre preferência.
E chegando lá, você encontra muitas pousadinhas charmosas, restaurantes, uma pracinha e uma linda igreja.
Ahhh, e já ia me esquecendo, o que mais vai encontrar é um bom e autêntico forró pé de serra, acontece todo o ano, porém tem duas épocas que é mais forte (agorinha já falo).
História de Itaúnas.
Localizada no norte do Espírito Santo, a Vila de Itaúnas é um lugar recheado de belezas naturais e histórias incríveis. E podem acreditar, possui apenas 2 mil habitantes, porém em alta temporada recebe milhares de visitantes. A vila pertence ao município de Conceição da Barra e divide alguns pontos turísticos com o estado da Bahia.
As Dunas de Itaúnas, que ficam no caminho entre a vila e a praia dão um charme todo especial para o lugar. O que muitos não sabem é que, debaixo das areias, se esconde uma cidade: a antiga Vila de Itaúnas.
A antiga vila tinha uma faixa de vegetação, que impedia a ação dos fortes ventos, comuns no norte do Espírito Santo. Entre as décadas de 1950 e 1970, o desmatamento dessa dessa faixa foi intensificado, e a areia começou a avançar sobre a Antiga Vila.
Foi aos poucos, soterrada pela areia trazida com o vento, e forçou os habitantes a mudar a vila de lugar. Hoje só se pode ver, sobre as dunas que chegam a 30 metros de altura, os telhados das construções mais altas da vila antiga de Itaúnas.
O que fazer em Itaúnas
Fomos em baixa temporada, no ínicio de outubro. Como não passamos muitos dias por lá, não conseguimos fazer muitos passeios. Fomos somente as Dunas, a praia e ficamos mais na Vila.
Da vila até a praia, você anda um chãozinho , mas o trajeto é uma delícia. Força nas pernas, porque vai precisar pra subir as Dunas. Mas chegando lá em cima, a vista é de tirar o fôlego.
Fomos em uma época de muito vento, então não curtimos tanta a praia, porque a areia estava nos machucando.
Estávamos com tanta saudade de curtir a vila e o forró que nem conseguimos passear direito. Mas perguntamos para os moradores e eles listaram alguns passeios legais que merecem ser visitados:
- Visita ao Parque Estadual de Itaúnas com uma Trilha dos Pescadores de bike
- Riacho Doce;
- Ruínas da antiga vila de Itaúnas e trilha do Tamandaré;
- Praia de Costa Dourada;
- Passeio de caiaque pelo Rio Itaúnas
- Pôr do Sol nas Dunas de Itaúnas;
- Visita ao Centro de Visitante de Itaúnas
Eventos na Vila
Saiba que a vila respira, fala e vive Forró. E quando falo forró, é o tradicional, o raiz. De Dominguinhos a Luiz Gonzaga. Funk, pagode, axé por lá não tem muito ibope.
Mas vamos começar do ínicio.
Durante a terceira semana de janeiro, há um autêntico carnaval na vila para comemorar o dia do padroeiro, São Sebastião. Os moradores preparam a festa com grande cuidado e antecedência, tudo discretamente.
No dia da festa, eles invadem a vila com música e fantasia: O Ticumbi é uma festa tradicional da cidade, que se repete todos os anos há mais de 200 anos.
No mês do carnaval tem alguns shows de forró , não é tão intenso como os outros festivais, mas mesmo assim ainda é muito legal e divertido.
” Itaúnas quando o sol se põe
Ouço segredos que o vento trás
Ao subir as dunas e olhar pro mar
Num simples desejo de te amar demais”
E além dessa, existem diversos forrós homenageando essa vila mágica. E falando em Forró, durante o mês de julho, acontece na vila o Festival Nacional de Forró (FENFIT), reunindo em apenas um lugar, os maiores cantores de forró, as bandas que estão começando sua carreira, e, claro, os forrozeiros e forrozeiras.
Vocês não fazem ideia de como a vila fica cheia e animada. Parece que está em outro lugar.
E o principais points do forró são:
- Bar do forró
- Buraco do Tatu
- Café Brasil
- Padaria
Além de outras festividades durante todo o ano, no final de dezembro tem a virada com direito a muito forró, com bandas famosas e nomeada. E vai até o dia raiar, e quando acaba o forró no buraco do tatu, o pessoal vai tudo pra padaria ( que lá tem mais forró do que pão, heheh) .
Obs.: em alta temporada tem forró todos os dias, já em baixa temporada o forró acontece mais nos finais de semana.
Experiência Pessoal
Nossa visita foi marcada pelo encanto e pelas belezas desse paraíso. As pessoas acolhedoras, a cultura, a culinária, as dunas, a natureza, o charme e o forró, faz da vila um lugar mágico e um lugar que deixa saudade em qualquer um que visita.
Nossas dicas extras para sua viagem
- Geralmente, o forró rola todo fim de semana, em baixa temporada, a Vila de Itaúnas é super quieta e muitos restaurantes não abrem, mas adoramos conhecer a vila assim.
- Para economizar, coma os famosos PF (prato feito). Eles são deliciosos, vem muuuita comida.
- A estrada entre Conceição da Barra e a Vila está toda asfaltada.
- Tente assistir o pôr do sol das Dunas de Itaúnas quantas vezes você puder, vale a pena demais!
Nosso coração está apertado de saudade desse lugar já, mas agora é hora de pegarmos estrada e irmos para nosso próximo destino. Bora?!