E hoje contaremos tudo sobre Prado, na Bahia. Foi nossa segunda parada morando dentro de uma kombihome com uma vira lata caramelo. E vem com a gente porque temos muito o que falar desse lugar lindo onde morando durante 1 mês.
Bem-vindo a Prado, a pérola escondida da Bahia! Neste blog, mergulharemos também nas riquezas históricas, nas atividades imperdíveis e nos eventos emocionantes que fazem de Prado um destino único e encantador. Vamos começar nossa jornada:
Mas antes, porque escolhemos Prado?
O Dani sempre ia com a família passar férias na cidade, e todos sempre voltavam muito encantados e já com saudades do lugar. Então não podíamos passar pela Bahia e não pararmos em Prado.
SOBRE PRADO
Não vamos prolongar contando como Prado surgiu, como foi todo o seu desenvolvimento. Mas só para saber, a cidade possui cerca de 29 mil habitantes e foi fundada em 1755.
A cidade faz parte da Costas das Baleias, uma parte do nosso litoral por onde esses gigantes mamíferos passam todos os anos, durante seu movimento de migração.
Prado se localiza no Sul da Bahia, é uma cidade pequena. E como toda cidade pequena, tem sempre aquela igreja linda, aquele centro charmoso, vários restaurantes e barraquinhas de rua. Amamos demais os dias que íamos no centrinho.
E mesmo a cidade sendo pequena, ela recebe muito bem todos os turistas que passam por lá.
O QUE FAZER EM PRADO
Prado, na Bahia, oferece uma variedade de atividades para os visitantes, desde explorar praias paradisíacas até conhecer a rica cultura local. Aqui estão algumas sugestões do que fazer em Prado:
1.Explorar as Praias:
- Praia do Centro: Localizada no coração da cidade, é uma ótima opção para caminhadas relaxantes e banhos de sol. A água tem tons mais escuros especialmente perto da cidade, por conta da foz do Jucuruçu.
- Praia do Novo Prado: Conhecida por suas águas cristalinas e ambiente tranquilo, é perfeita para quem busca paz e sossego. Um pouco afastada do centro.
- Praia de Guaratiba: situada a 10km, entre Prado e Alcobaça.
- Ponta do Corumbau: Longe de tudo – este é o significado da palavra Corumbau na língua dos Pataxós. Fica 60km de Prado, de estrada de terra.
- Barra do Cahy: Foi onde os portugueses desembarcaram em terras brasileiras.
- Praia do Tororão: entre Prado e Cumuruxatiba, lá você encontra falésias de variados tons que chegam a 30 metros de altura.
- Praia da Paixão: A 11 km do centro de Prado, a Praia da Paixão é um recanto agradável e pitoresco , com mar de águas mansas e claras e riacho de água doce recortando a praia
- Praia de Cumuruxatiba: Lá ocorre um fenômeno verificado em poucos lugares do mundo: a maré vazante. A praia é linda e o mar muito calmo
Obs.: dentre todas essas praias, conhecemos a praia de Prado, Guaratiba e Cumuruxatiba. E na nossa opinião a que mais gostamos foi a de Cumuruxatiba. O mar de Prado não gostamos tanto, porque tem muitas ondas.
2. Visitar a Reserva Extrativista Marinha de Prado:
- Explore a natureza preservada e faça trilhas pela Reserva Extrativista Marinha, onde é possível entrar em contato com a flora e fauna locais.
3. Passeios de Barco:
- Aventure-se em passeios de barco pela costa de Prado. Essa é uma ótima maneira de descobrir enseadas escondidas, recifes de corais e desfrutar das belezas marinhas. E também consegue ir de Prado a Corumbau de barco.
4.Gastronomia Local:
Experimente a deliciosa culinária baiana em restaurantes locais. Frutos do mar frescos, moquecas e outros pratos típicos são imperdíveis. No beco da garrafa tem diversos restaurantes (vamos contar daqui a pouco, o que mais amamos) mas também se você procura um lanchinho mais baratinho, pode parar na praça mesmo.
Atrás da igreja funciona outro pólo gastronômico, mais popular, focado nas barracas de lanches, comida de rua e alguns restaurantes mais simples, e as vezes tem música ao vivo.
5.Festivais e Eventos:
Fique atento aos eventos locais, como festivais de música, feiras culturais e celebrações tradicionais. Essas ocasiões oferecem uma oportunidade única de mergulhar na cultura local.
Como por exemplo, no mês de outubro, Prado é a sede de um festival gastronômico, que sempre acontece durante as festividades de Nossa Senhora Aparecida.
Nós chegamos bem no festival e amamos demais, cada ano um ingrediente é o responsável pelo prato, quando fomos, em todos os pratos que estavam competindo, precisava ter a macaxeira.
6.Visitar o Centro Histórico:
Conheça o centro histórico de Prado, com todo o seu charme e com várias opções pra você e sua família curtir a cidade.
7.Observação de Baleias:
Se estiver visitando durante a temporada certa, faça um passeio de observação de baleias. A região é conhecida por ser um ponto de passagem desses majestosos animais.
8.Compras de Artesanato Local:
Explore lojas de artesanato local para levar lembranças únicas e apoiar os artistas da região.
9.Relaxar e Descontrair:
Aproveite o clima descontraído de Prado para relaxar na areia da praia, desfrutar de um bom livro ou simplesmente contemplar o pôr do sol.
ONDE FICAMOS EM PRADO
Como estamos viajando e morando dentro da nossa kombi, sempre onde paramos, procuramos por camping.
E em Prado não foi diferente, ficamos acampados no Camping Vista pro Mar, que faz jus ao nome. Ele fica literalmente de frente ao mar, gostamos demais de ficar por lá, o único problema é que era um pouquinho afastado do centro, então tínhamos sempre que ir com a Kombi, e a outra questão é que como estávamos próximos do mar, a maresia era muito forte, e com isso começou a aparecer alguns pontos de ferrugens na nossa kombi. Pagamos $1.100,00 o pacote mensal.
Caso tenha motorhome, e não quer ficar em camping, tem também a Barraca da Alda, situada bem próximo ao centro e a beira mar. A Alda é muito recepetiva, oferece água, wi-fi e luz para os viajantes. Mas claro, questão de bom senso, se ela nos ajuda, precisamos ajudá-la também, sempre que puder coma ou beba algo na barraca dela.
E se não tem motorhome aqui vai algumas dicas de pousadas para ficar:
- Pousada Guaratiba
- Pousada Casa de Maria
- Pousada Coral do Fogo
- Pousada Canto do Rio
Uma observação importante: atente que as pousadas localizadas no Novo Prado, de lá até o centro, não é possível ira pé. Para vir até o Beco das Garrafas à noite, você vai precisar do carro.
EXPERIÊNCIA PESSOAL
Prado realmente é muito encantadora e aconchegante. Amamos conhecer um pouco mais da cultura da cidade, do dia a dia, conhecer os comércios locais e a cidade como um todo.
Chegamos em Outubro e ficamos até final de novembro, não tivemos tanta sorte com relação as chuvas. Pegamos muitos dias de chuva, mas não se apegue que esses meses sempre chovem. A previsão do tempo muda muito.
NOSSAS DICAS EXTRAS PARA SUA VIAGEM
- Se gostam de comer como a gente gosta, vá no Japa do Beco, localizado no Beco das Garrafas. Lá você vai comer o melhor Acarajapa da vida. O nome é estranho, mas a experiência é incrível.
- Se quer apreciar um bom acarajé, vá no Cantinho do Acarajé. Fica bem na Praça da Paróquia da Matriz de Nossa Senhora da Purificação.
- No beco das garrafas as comidas costumam ser mais caras, mas explore bem os outros lugares, você vai encontrar comidas gostosas e baratas.
- A cocada da Madai é simplesmente a melhor do mundo.
- Se atente a maré, quando a bonita sobe não dá pra curtir muito a praia.
- A água é geladinha e tem várias ondas.
- A estrada entre Prado e Cumuruxatiba é de terra, antes de ir, sempre pergunte aos moradores locais como está a situação de estrada.
Foi 1 mês muito intenso morando em Prado, realmente é uma cidade que vale muito conhecer e vivenciar cada experiência. Masss… agora é hora de pegarmos estrada e irmos para o destino. Bora?!